CRÔNICAS ESPÍRITAS – 29

18/10/2016 04:04

O que fazer quando aquele conhecimento, aquilo que você tinha como verdade absoluta, acatada pela unanimidade dos mortais e comprovada cientificamente, cai por terra?

O que os estados da água pode significar para nossas vidas?

Como anda nossos estudos?

Questões que nos convidam para as crônicas espíritas de hoje.

Boa leitura.

 

 

CRÔNICAS ESPÍRITAS – 29

 

“Estamos longe de conhecer todos os agentes ocultos da Natureza, ou todas as propriedades dos que conhecemos: a eletricidade multiplica diariamente os recursos que proporciona ao homem e parece destinada a iluminar a Ciência com uma nova luz”. 

Kardec

 

E o que fazer quando aquele conhecimento, aquilo que você tinha como verdade absoluta, acatada pela unanimidade dos mortais e comprovada cientificamente cai por terra?

Primeiro vem a surpresa, e depois dela as possíveis atitudes que podemos tomar diante de uma mudança de um saber estabelecido. E quais seriam elas?

Há poucas semanas uma notícia saiu nas mídias revelando a descoberta pelos cientistas do quarto estado da água, o de plasma. Meio atônita com a notícia fui pesquisar um pouco a tal novidade, e, infelizmente, outra descoberta: não era mesmo uma novidade para o mundo científico “sério”.

Na net, numa pesquisa Google simples, encontrei inúmeras publicações, sendo as primeiras datadas de 2009 em sites comuns de professores e alunos de química no Brasil. Os links estarão disponíveis no fim do texto para quem se interessar.

De uma curta publicação do Estadão datada de novembro de 2011, transcrevo o seguinte trecho:

Quais são os estados físicos da água? Líquida, sólida e gasosa, certo? Errado! Cientistas descobriram que a água pode ter um quarto estado.

Os pesquisadores analisaram a água que, em certas condições específicas de pressão, por exemplo, permanece líquida após 0ºC – ponto em que a água líquida normalmente congela. Mais especificamente, os cientistas usaram simulações de computador (pois os instrumentos de laboratório não são sensíveis o suficiente) para avaliar a água líquida a -47,8ºC nessas condições.

Segundo Pradeep Kumar e H. Eugene Stanley, neste “novo estado” a água está líquida mas mantém algumas características do gelo, passando a ter uma estrutura molecular mais organizada. Ainda segundo Kumar e Stanley, esse estado especial da água líquida têm mais de 80 propriedades pouco comuns. O que surpreendeu os cientistas foi que a água nesse estado se tornou uma melhor condutora de calor, diferentemente do que acontece com a água e o gelo.”

 

Isso demonstra que ainda estamos muito longe de conhecer todas as coisas, de dar um ponto final num tema cientifico porque as verdades não são absolutas. Quando pensamos que sabemos tudo, vem uma descoberta, e como o próprio nome diz, revelação do que estava escondido. E mais ainda, revela que a transmissão do saber científico relevante ainda está extremamente lento, o que é triste.

Alguns pensam que isto não tem maior impacto nas nossas vidas, engano, ou até mesmo que não tem relação com o Espiritismo, outro engano.

Nos acostumamos a ouvir e testar os três estados da matéria como sólido, líquido e gasoso, porem sob condições especiais, podemos replicar o que já é abundante na natureza, ao induzir gases a alcançar o que pode ser considerado o quarto estado da matéria: o plasma.

Sim, o plasma é o estado da matéria mais comum, 99 % do que existente no Universo.

Observou-se que ao aplicar mais energia, a agitação das partículas que constituem o gás aumenta tanto que as moléculas começam a se romper, formando íons. A substância torna-se condutora e as constantes trocas de elétrons entre os íons produzem um brilho com diversas cores. As estrelas também são compostas por plasma extremamente quente e denso.

Mas o que isso tem a ver com a nossa vida cotidiana, qual é o impacto no mundo real?

Bem, explica muitos fenômenos de plasmas comuns na natureza: as chamas, as descargas atmosféricas de raios, as auroras boreais e o fogo fátuo (chama de origem orgânica comum em pântanos e brejos).

Como os plasmas são muito sensíveis a campos magnéticos, aliadas a ciência e a indústria encontraram diversas aplicações em tecnologias que já foram incorporadas a nossa vida diária, tais como diferentes tipos de lâmpada como as de neon e de plasma e nas televisões.

A observação de que a água também pode ser encontrada nesta forma de plasma irá ter implicações no cotidiano, resta aguardar.

Mas a relação com o Espiritismo, onde está?

O Espiritismo é baseado num tripé: Filosofia, Ciência e Religião!

Os métodos de investigação da Ciência Espírita são diferentes dos adotados num laboratório comum, porém os elos entre ambas estão cada vez mais estritos, graças ao avanço nas ciências ditas convencionais.

E quem descobriu o Plasma?

O plasma foi primeiramente identificado pelo cientista e espírita inglês, Sir William Crookes em 1879, que o chamou de "matéria radiante". A natureza da matéria do "raio catódico" do tubo de Crookes foi depois identificada pelo físico britânico Sir J.J. Thomson em 1897 e chamado de "plasma" em 1928 por Irving Langmuir, devido a capacidade que o plasma das descargas elétricas têm de se moldar dentro dos tubos onde eles são gerados.

Este respeitado cientista também foi o descobridor do elemento químico Tálio, e se dedicou à pesquisa dos fenômenos espíritas, o que levou a muitos cientistas a estudar a comprovação da continuidade de nossa existência após a morte do corpo físico.

Publicou uma obra, original em inglês "Researches in the Phenomena of Spiritualism" - lançado na Inglaterra em 1874, e causou um grande rebuliço no meio científico europeu.

No Brasil a obra foi lançado pela FEESP em 1919 no ano da morte de Crookes com o título "Fatos Espíritas". Nesta obra mostra que a existência da alma ora apresentada como um dogma de fé pela grande maioria das religiões e que a filosofia nos mostrava por palavras, é hoje, graças ao Espiritismo, uma verdade científica.

 

Mas, infelizmente muitos não levam o estudo a sério, por inúmeros motivos sendo na grande maioria a preguiça mental o primeiro.

E como as ciências evoluem, não acaba por aqui as informações para os que desconheciam, como eu, a existência de mais estados da matéria:

5º estado: O Condensado de Bose-Einstein, é obtido quando a temperatura chega a ser tão baixa que as moléculas entram em colapso; coleção de milhares de partículas ultra-frias ocupando um único estado quântico, ou seja, todos os átomos se comportam como um único e gigantesco átomo.

6º estado: Gás Fermiônico, que difere do condensado de Bose-Einstein porque as partículas apesar de estarem a baixissimas temperaturas ainda se comportam isoladamente, ou seja, as partículas são solitárias e não se comportam como um condensado perfeito, ou seja completamente unidas.

7º estado: Superfluido de polaritons. Trata-se de um material sólido preenchido com uma série de partículas de energia: polaritons. Os polaritons foram aprisionados e tiveram sua velocidade diminuída no interior do novo material e introduziu um método radicalmente novo tanto para mover energia de um ponto a outro, quanto para gerar um feixe de luz coerente - um laser - utilizando uma quantidade muito pequena de energia.

 

É queridos, a cada dia avançamos mais na busca de novos conhecimentos, e com isso devemos interagir cada vez mais com o mundo que nos cerca e tentar entender, pelo menos uma pequena fração dos fenômenos que acontecem à nossa volta.

E que possamos todos nos comportar no trabalho espirita como o gás fermiônico, bem unidos pelo Amor para que nossa Evolução seja o mais pacífica possível.

 

 

Muita paz para todos nós.

Francesca Freitas

16-10-2016

 

https://blogs.estadao.com.br/radar-cientifico/2011/11/11/o-quarto-estado-fisico-da-agua/

 

https://www.infoescola.com/fisica/plasma/

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Plasma

 

https://biomauro2009.blogspot.com.br/2009/07/os-sete-estados-da-materia-6-ano.html

 

https://www.autoresespiritasclassicos.com/Pesquisadores%20espiritas/William%20Crookes/William%20Crookes%20-%20Fatos%20Esp%C3%ADritas.htm

Facebook Twitter More...