A FLOR DO MARACUJÁ

02/08/2010 12:23

Mais segunda de poesia. Boa semana a todos.

 

A FLOR DO MARACUJÁ

 

 

Catulo da Paixão Cearense          

Encontrando-me com um sertanejo     

Perto de um pé de maracujá         

Eu lhe perguntei:                  

Diga-me caro sertanejo             

Porque razão nasce roxa

A flor do maracujá?

 

Ah, pois então eu lhe conto        

A estória que ouvi contar            

A razão por que nasce roxa           

A flor do maracujá.                

 

Maracujá já foi branco

Eu posso até lhe jurar

Mais branco que caridade

Mais branco do que o luar

 

Quando a flor brotava nele

Lá prós confins do sertão

Maracujá parecia

Um ninho de algodão.

 

Mais um dia, há muito tempo

Num mês que até nem me lembro

Si foi maio, si foi junho

Si foi janeiro ou dezembro

 

Nosso senhor Jesus Cristo

Foi condenado a morrer

Numa cruz crucificado

Longe daqui como o quê

 

Pregarão cristo a martelo

E ao ver tamanha crueza

A natureza inteirinha

Pôs-se a chorar de tristeza

 

Chorava flores nos campos

As folhas e as ribeiras

O sabiá também chorava

Nos galhos da laranjeira

 

E havia junto da cruz

Um pé de maracujá

Carregadinho de flor

Aos pé de nosso senhor.

 

O sangue de Jesus Cristo

Sangue pisado de dor

Nos pé dum maracujá

Tingia todas as flor

 

Eis aqui seu nobre moço

A estória que eu vi contar

A razão porque nasce roxa

A flor do maracujá.

 

ACA

 

Facebook Twitter More...