CRÔNICAS ESPÍRITAS – 26

12/09/2016 17:02

A Crônica Espírita dessa semana fala sobre o interesse pelo oculto e forma como os conteúdos vão sendo desvelados.

A revelação, outro nome para Apocalipse, nos convida a uma verdadeira transição.

Que todos tenham ótimas revelações então.

 

 

CRÔNICAS ESPÍRITAS – 26

 

Retomamos nossas crônicas a partir do Evangelho Segundo o Espiritismo. Ainda me surpreendo com a atualidade das informações, com seu vasto conteúdo e com a diversidade de pensamentos expostos pelos Espíritos que se dispuseram a tal tarefa.

Claro que observo como as opiniões ressoam em mim mesma nesse momento, e procuro contextualiza-las, já que cada Espírito tem arraigado em si a sua própria história pessoal, sua cultura e religiosidade. Muitos evidentemente colocam nas suas ideias os conceitos das religiões formais, principalmente do catolicismo, ainda muito presente nas memórias retidas.

Mas vejamos o que o Espírito de Verdade nos diz no Prefácio (grifos nossos):

“Os Espíritos do Senhor, que são as virtudes dos Céus, qual imenso exército que se movimenta ao receber as ordens do seu comando, espalham-se por toda a superfície da Terra e, semelhantes a estrelas cadentes, vêm iluminar os caminhos e abrir os olhos aos cegos.

Eu vos digo, em verdade, que são chegados os tempos em que todas as coisas hão de ser restabelecidas no seu verdadeiro sentido, para dissipar as trevas, confundir os orgulhosos e glorificar os justos. As grandes vozes do Céu ressoam como sons de trombetas, e os cânticos dos anjos se lhes associam.

Nós vos convidamos, a vós homens, para o divino concerto. Tomai da lira, fazei uníssonas vossas vozes, e que, num hino sagrado, elas se estendam e repercutam de um extremo a outro do Universo.

Homens, irmãos a quem amamos, aqui estamos junto de vós.

Amai-vos, também, uns aos outros e dizei do fundo do coração, fazendo as vontades do Pai, que está no Céu: Senhor! Senhor!... e podereis entrar no Reino dos Céus.”

 

Bem, as boas novas já estão em curso no Planeta e a sabedoria Universal esparge suas gotas como as “estrelas cadentes” acima, em todos os territórios, sem excluir a ninguém em nome de alguma crença em particular. Afinal de contas essa Verdade não é chegada apenas para os que se sentem especialmente escolhidos, pertencentes a um determinado grupo étnico, social, religioso e até mesmo geográfico.

O termo Apocalipse vem do Livro das Revelações, cujo sentido maior é o de desvelar o escondido. As Luzes Evangélicas foram recebidas em todos os países e nações terrestres, e assimiladas por cada povo de acordo com suas capacidades perceptivas e tradições. 

Há cerca de pouco mais de cento e cinquenta anos, essas Luzes na França levaram à Codificação Kardequiana. O Espiritismo chegou no devido momento para nos instrumentalizar na mudança, nos fornecendo um guia de orientações, principalmente no procedimento moral.  Foi neste mesmo período espalhado sobre a Terra as inúmeras Ideias Luminosas que geraram seitas e filosofias espiritualistas, portanto irmãs. Da Índia para Europa, notadamente na Inglaterra e França houve a importante contribuição de movimentos que levaram à criação de novas escolas revisitando tradições e conhecimentos, a exemplo da Sociedade Teosófica, das Escolas de Sri Aurobindo, da Parapsicologia, e inúmeras e diversas Associações para o estudo das relações com o Mundo Invisível dos Espíritos. Nos Estados Unidos depois das Irmãs Fox, temos Edgard Cayce que o exercício dos seus dons anímicos e mediúnicos atendeu a milhares de pessoas e deixou uma Fundação muito ativa até hoje.

Observamos essa onda de espiritualidade e de interesse pelo “oculto”, isto é, o desvelar dessas relações foi num crescendo, que só aumenta. Desde a publicação de obras impressas (livros e jornais), chegamos ao rádio e a TV, e depois dos computadores e da internet a Espiritualidade alcançou a era digital.

 

O desvelamento que chegou no plano material expresso na curiosidade boa e natural de saber como vivem os outros povos, como está o clima no planeta, que pesquisas cientificas são desenvolvidas em tal ou qual local, é saciada com um clique, e com esse mesmo clique fazemos “amigos” de um lado a outro do planeta, desde grupos com interesses afins até em relações afetivas. Compra-se pela net, comunica-se pela net e até se namora pela net. O produto desse consumo é tão real quanto o consumo da alimentação básica, que também pode ser adquirida pala net. Os relacionamentos virtuais não excluem necessariamente os interpessoais “ao vivo e a cores”. A medida é dada por cada um, e o que veio para facilitar só complica a vida de quem não sabe dosar.

E como esperado, os informes de comunicações intermundos, ou melhor, interdimensional ou até mesmo transdimensional, estão “bombando”, para usar uma terminologia desta era, em todas as mídias digitais.

Há relatos em todo o mundo, das mais diversas culturas e povos, muitos registrados também com imagens em vídeo, de tipos variados de manifestações espiritualistas e extra psíquicas. É um novo mundo que se descortina, revelando que a comunicação com os Espíritos está cada vez mais e mais presente, além de mostrar que inúmeras capacidades inatas do ser humano estão despertando a passos largos.

Cabe a cada um discernir o que lhe convém, dispor da ferramenta provida pelas Luzes Espirituais da maneira mais construtiva possível, pois tanto pode ser um instrumento de crescimento e informação útil quanto uma teia perigosa, e cabe a cada um de nós selecionar o que consumimos.    

Eu, particularmente, como espírita procuro aliar a Ciência e a Religiosidade, e encontro na net matérias incríveis, que reduzem minha ignorância e instigam o pensamento.

Esta semana escolhi esse vídeo de um jovem que de modo inteligente e afetuoso, Pedro Pavanello tem um canal no YouTube, revela suas ideias sobre a Transição Planetária já em pleno curso.

https://www.youtube.com/watch?v=YaP__BV8Fj0

    

 

Muita paz para todos nós.

Francesca Freitas

06-09-2016

Facebook Twitter More...