MOMENTO DE CONSTRUIR O FUTURO - O Futuro a Deus pertence.
MOMENTO DE CONSTRUIR O FUTURO
Uma metáfora árabe, contada por Kau Mascarenhas, é o momento de luz desta quarta, nos alertando para a nossa responsabilidade com nossas vidas e, consequentemente, com o futuro destas.
Futuro que deve ser construído pautado no sonhar, querer, planejar, agir e, por fim, merecer.
Esperamos que todos apreciem a lição.
O Futuro a Deus pertence.
Provavelmente você já escutou esse provérbio muitas vezes.
Crenças assim refletem um pensamento antigo de que as coisas acontecem porque têm que acontecer. Acabamos deixando a responsabilidade da vida e das coisas que nos acontecem nas costas de Deus, do Destino, do Universo etc.
Isso me leva a recordar uma antiga metáfora árabe que fala sobre dois homens a percorrer o deserto.
Eles puxavam um camelo que levava nas costas vários tipos de mercadorias. Em determinado ponto, depois de enfrentarem as areias escaldantes por muitas horas, finalmente encontraram um oásis. O mais velho então diz:
- Filho, vamos descansar aqui. Podemos dormir durante essa noite. Vou me deitar agora. Amarre o camelo bem firme e depois pode dormir também.
- Sim, mestre – respondeu o outro.
O jovem olhou para o camelo, e depois para o céu estrelado. E de forma muito contrita fez uma prece:
- Senhor meu Deus, estou muito cansado agora para amarrar o camelo. Por favor, tome conta dele. Obrigado, meu Deus. Confio em vossas mãos o nosso camelo.
Em seguida foi deitar-se sob uma palmeira e adormeceu tranqüilo.
A manhã surgiu com pássaros a cantar e raios quentes de sol.
De repente, alguns gritos cortaram a paz daquele dia que nascia.
- O camelo fugiu! O camelo fugiu! – berrava o mestre – Você não o amarrou?
O rapaz acordou assustado e olhando para o velho disse:
- Mestre, durante vários anos eu aprendi com o senhor a confiar em Deus. Ontem à noite eu pedi a Ele que tomasse conta do camelo. Mas Ele não tomou...
O velho e sábio mestre então disse:
- As mãos de Deus na Terra são as suas. Confie em Deus, mas sempre amarre seu camelo...
Essa antiga história nos lembra da grande responsabilidade que precisamos ter com as nossas vidas. Quando queremos crescer de verdade é imprescindível começar assumindo as rédeas do próprio destino.
A Proatividade é uma preciosa característica das pessoas bem sucedidas.
Ser proativo é deixar de lado afirmações do tipo "estou assim por causa da crise", ou "a culpa é do governo", ou ainda "Deus quis assim".
Para quem começa a se responsabilizar pela própria vida o importante não é descobrir desculpas para os insucessos e sim buscar soluções, sentindo-se com poder para produzir os resultados esperados.
De acordo com a Programação Neurolinguística, não existem fracassos e sim, resultados. O que acontece é apenas o somatório de todos os fatores encadeados. Se queremos respostas diferentes faz-se necessário agir de forma diferente a partir de já.
Estamos às portas de um século novo. Melhor dizendo, de um milênio novo.
O ser humano gosta de símbolos que registram recomeços, finais e inícios de fases. Esses períodos representam excelentes momentos para programações mentais e planejamentos.
Várias correntes de pensamento imaginam que os diversos futuros possíveis já existem numa dimensão oculta.
O que fazemos a partir das nossas escolhas é nos conectar a um desses futuros.
Você já tem um Futuro Predileto, aquele que é o seu destino mais feliz. Mas depende das suas ações e posturas mentais o encontro com o caminho que o levará até ele. Para tanto, é importante seguir alguns passos.
O primeiro deles é Sonhar. Acredite que vale a pena sonhar acordado. Costumo dizer que o homem é o ser escolhido pela Natureza para antecipar com a mente o Sucesso que o Futuro ainda irá trazer. Os sonhos e desejos nos mantêm jovens. A velhice não aparece quando a idade chega, e sim quando os sonhos vão embora.
O segundo passo é Querer. Querer é assumir compromisso com o sonho. Quem quer de verdade, ao invés de pensar no tempo verbal do futuro do pretérito - "seria tão bom se...", "ah, eu gostaria tanto de..." - pensa de forma mais assertiva – "eu quero", "eu vou fazer..."
Depois desses passos o importante é Planejar. Para cada grande sonho sempre irá existir o passo-a-passo, uma sintaxe que leva ao objetivo, uma construção paulatina. Afinal, como o pigmeu come um enorme elefante? Resposta: aos pedacinhos.
Logo a seguir, após dividir o objetivo maior em sub-objetivos, está na hora de Agir.
E como é importante agir! Fazer o que precisa ser feito, no instante certo. Uma pergunta importante deve estar sempre à mente: o que posso fazer agora para me aproximar ainda mais do meu sonho?
E por fim, o último passo: Merecer. A sensação interna de merecimento na verdade acaba por tornar-se o início de tudo. Quantos deixam de conseguir os objetivos, à beira de alcançá-los, pelo simples fato de não se sentirem merecedores? Às vezes é uma crença inconsciente, algo que pode ser detectado e transformado.
Cada um dos seres humanos traz em si o germe do sucesso. Somos seres destinados à Felicidade.
No entanto, na trajetória, ocorrem sequestros e somos levados para onde não queremos.
E quem nos sequestra? Nós mesmos.
Nesse final de milênio precisamos fazer a nossa parte para caminhar buscando sempre novas formas de crescimento, acreditando no grande potencial que temos e que às vezes somente nós não enxergamos.
É necessário acreditar em Deus, mas continuar amarrando o camelo...