OLHAI OS LÍRIOS DOS CAMPOS

07/09/2010 19:19

Nesta quarta-feira temos um texto muito especial da nossa colaboradora Beth. O texto afasta a idéia passiva, que muitas vezes velamos, trazendo a ENTREGA como energia em movimento, em direção ao nosso autoconhecimento.

 

OLHAI OS LÍRIOS DOS CAMPOS

 

“Olhai os lírios dos campos, eles não tecem nem fiam e nem mesmo Salomão, com toda a sua glória, se vestiu como qualquer um deles.”

 

Jesus, Grande Mestre dos Mestres. Nenhuma palavra saía da sua boca em vão. Então, se assim é, nos meus momentos de desânimo e de aflição recorro sempre a suas sábias palavras, e é esta uma das passagens do Evangelho que mais me serve de consolo.

Acredito, que poucos de nós, pessoas urbanas e habitantes de Salvador, tenha tido a oportunidade de ver lírios no campo, vemos sim em jarros e até em jardins. Mesmo nestas circunstancias se nos detivermos um pouco veremos a sua beleza, e Jesus se vale dessa beleza para nos chamar a atenção para a maravilha que é Existir. Depois nos diz: eles estão entregues, à chuva, ao vento, ao solo, a toda sorte de intempéries; são lindos e magnânimos, mas para isso não precisam tecer, nem fiar, apenas Existir.

Salomão, cheio de glória, por mais que quisesse não conseguiria se vestir como um lírio, porque a ele não é dado esse poder, por mais glorioso que fosse.

Então se a Deus pertence o Poder de criar todos os seres e cuidar de todos eles, de que valem as nossas preocupações, se o Pai está cuidando desveladamente de tudo e todos. Não existe nada que não seja do conhecimento de Deus, e se conseguirmos entregar-nos, tudo se resolve como tem que ser.

Aí entram as questões humanas: ter fé, deixar o controle e entregar-me a Deus e a sua vontade. Como posso deixar as coisas simplesmente acontecerem se tenho que ficar no controle. Quando é que tenho fé? O que é entrega?

Para mim, ter fé é confiança absoluta. Meu filho vai para a festa, e eu digo “Deus te acompanhe”, tenho que confiar e acreditar que ele estará na companhia de Deus. De nada vale eu ficar a noite inteira acordada, olhando o relógio até ele chegar. O fato de não dormir significa que quero manter o controle, porque acho que posso ter o controle de algo que não tenho... Ou seja, se acredito e tenho fé, entrego.

Devo esclarecer que entrega não é sinônimo de paralisação, nem de inércia. Entrega, é energia em movimento, é doação, porque ao movermos a energia da fé, estamos permitindo que essa energia recrie e transmute muita coisa, em vários níveis.

A começar pela renovação celular, orgânica, o nosso corpo agradece quando nos acalmamos, quando nos entregamos, e não o massacramos com tanto stress, tanta neurose, nosso chakras se equilibram, pois vibramos em sintonia com o alto, nossa aura brilha, porque emanamos a luz crística da entrega, as sensações e sentimentos que derivam dessa movimentação, nos permitem alcançar a paz e a harmonia.

Entrega também significa ação, estar calmo e atento para agir no momento oportuno e da forma correta, fazer a coisa de maneira acertada, gera mais calma e tranqüilidade.

A grande diferença entre dizer e fazer se faz perceber nos momentos de dor, de angustia, que são filhas do medo, então nos paralisa, não permitindo vislumbrar o caminho maravilhoso da entrega. Porque quando tudo está bem, não precisamos ter fé, nem entregar, afinal tudo está bem.

Viver sob o domínio do medo não dá mais, estamos em tempos de esclarecimento, de transformação, precisamos romper as barreiras que nos separam do Equilíbrio, da Paz, e da Harmonização Interior, para isso precisamos trabalhar a nossa Reforma Íntima, exercitando os ensinamentos de Jesus.

Maria Elisabeth Dias Icó

 

Facebook Twitter More...